Reunião de Partilha: Tem como função ajudar o residente administrar seus sentimentos, dando a eles oportunidade de relatarem suas emoções e dificuldades no dia-a-dia, fundamental na reestruturação de valores e localização de suas falhas de personalidade, bem como conhecer as diversas maneiras de tratá-las.
Reuniões de Ajuda Mútua: É o momento de pedir ajuda verdadeira e aos demais companheiros mostrar uma sincera preocupação e aprender a avaliar os comportamentos inadequados em si.
Reunião de Sentimento: Esta reunião funciona em forma de partilha, a abordagem é realizada pelo psicólogo. Para se iniciar é lido um texto dinâmico em que os residentes podem se valer para iniciarem suas partilhas ou então partilhar qualquer assunto que os esteja incomodando durante o processo de recuperação ou ainda partilharem sobre erros passados. Para garantir a integridade do grupo é seguido um código de ética que é aplicado a todos os residentes, em que o assunto partilhado não pode ser levado além da reunião para evitar qualquer tipo de comentário desagradável.
Reunião dos 12 passos: Os Doze Passos são aplicados já na primeira semana de processo de recuperação a todos os residentes. O psicólogo convoca uma turma de cada vez, passando um período médio de 3 (três) horas para explicar os fundamentos de cada passo e seu questionário, depois disso é liberada a turma para responder o questionário que na realidade é uma narrativa da vida do indivíduo e o modo como percebe o mundo ao seu redor.
Prevenção de Recaída: É aplicado em conjunto ao programa “Doze Passos”, feita a partir do terceiro mês de acolhimento do residente. Consiste em perguntas a respeito de situações-problemas que pode vir a ser realidade do residente no futuro e discutido caminhos para a superação.
Reunião de Confronto: O residente vai aprender que tem vários comportamentos inadequados, ficará sabendo como identificar esses comportamentos e como lidar com eles. São aferidos resultados de atividades aplicadas e reformulação de metodologia e estratégias, visando melhor qualidade de atendimento aos residentes.
Reintregração Familiar: O segundo Domingo de cada mês é reservado para a Reintegração Familiar (visita), sendo o dia em que o residente estará na presença de seus familiares. Neste dia é realizada uma palestra informativa às famílias cujo ente querido se encontra em tratamento. Após uma refeição comunitária com todos os residentes e familiares, os mesmos ficam livres para confraternizarem entre si.
Avaliações mensais: Objetivam mensurar o desempenho do residente ao longo do mês para que o mesmo tenha um acompanhamento das áreas de maior dificuldade para sua superação.
Atendimento psicológico em grupo e individual; Atendimento de assistência social em grupo e individual;
Atendimento em grupo e individual a Família;
Atividades Espirituais;
Ações complementares (lazer, cursos profissionalizantes, dinâmicas em grupo, dentre outros) |
Amor Exigente Cristma Mão Amiga Caps AD Padeq UEM Provent UEM Hospital Psiquiátrico de Maringá COMAD Referências e informações: Antidrogas - www.antidrogas.com.br Alcoolismo - www.alcoolismo.com.br Alcoólicos Anônimos - www.alcoolicosanonimos.org.br Associação...
O trabalho da MAREV abrange as seguintes áreas: PALESTRAS: A entidade desenvolve palestras e testemunho de vida, informando as conseqüências do uso e/ou abuso de drogas, bem como explicando sobre o acolhimento. Com intuito de promover debates para conscientização...
Reunião do grupo da Sobriedade: O seu conteúdo dinâmico tem como base “Os Doze Passos” nos demais itens tem o mesmo formato e regras da reunião de sentimentos. É necessário que todos residentes drogadictos compareçam a esta reunião,...