MAREV

Tratamentos

Tratamento

 

O MAREV é uma Comunidade Terapêutica que trabalha em sistema de abrigo integral para acolhimento de dependência química. A metodologia do tratamento é dividida em etapas, sendo:

 

ETAPA I: ESCUTA: É realizado o trabalho de orientações acerca da dependência química, co-dependência e acolhimento, cabe salientar que esse trabalho é desenvolvido pela assistente social e psicóloga, os quais atendem a família e o usuário sempre que for necessário e proporcionam à família e ao usuário, quando oportuno, encaminhamento a rede de serviços.

 

ETAPA II: TRIAGEM: Para critérios de elegibilidade é realizada uma entrevista com apoio de um questionário base com a família para avaliação de comprometimento social, familiar e legal e a psicóloga realiza com o usuário para avaliação do comprometimento psicológico, com o intuito de iniciar o levantamento do diagnóstico deste usuário em relação a sua problemática com as drogas, realidade social, econômica, cultural e familiar. É importante destacar que solicitamos para o acolhimento do usuário uma relação básica, onde requerer exames laboratoriais e atestados/avaliação de comprometimento de saúde física (biológico), mental (psiquiátrico), bucal e avaliação oftalmológica; ainda sim, encaminhamos o usuário para outros tratamentos alternativos antes de ser inserido ao acolhimento na Comunidade Terapêutica, como o Centro de Apoio Psicossocial em Álcool e Drogas – CAPS ad. e/ou Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoolistas – NATA, e quando percebida alguma comorbidade associada, além da dependência química, que requer tratamentos especializados. Para a família orientam-se as reuniões de apoio do Amor Exigente; assim sendo, tanto o usuário quanto a família são encaminhados à rede de serviços do município. Cabe salientar que nessa etapa é apresentado ao usuário e a família o Recanto de Patmos (fazenda) através de vídeo institucional, fotos e regimento interno.

 

ETAPA III: Pré-ACOLHIMENTO e/ou visita domiciliar: A psicóloga e/ou a assistente social faz o agendamento com a família do usuário, que já deve conter em mãos a relação básica para o acolhimento. A assistente social, a psicóloga e o coordenador realizam o atendimento com o usuário que será inserido no programa de acolhimento e a família, sendo que este processo de pré-acolhimento pode ocorrer na Casa São Francisco de Assis (triagem) e/ou através de visita domiciliar; esta última como uma forma de maior aproximação e conhecimento do contexto familiar e a sua realidade social. 

 

 

ETAPA IV: Acolhimento: O Acolhimento é proposto no período de 09 meses, distribuídos em 03 etapas associados aos 12 Passos do Cristão adaptados do A.A. - Alcoolistas Anônimos, bem como acompanhamento da equipe interdisciplinar.

A Primeira Etapa corresponde aos quatro primeiros passos. Nesta Etapa, a pessoa tanto aceita a mudança, quanto a rejeita. O trabalho terapêutico se encontra em subsidiar a ação de mudança dando inicio às atividades que continuarão por todo o processo de recuperação;

A Segunda Etapa corresponde do 5o. ao 8o. passos. Nesta Etapa, se prevê a consciência e construção de mudança. A estratégia terapêutica consiste em auxiliar a pessoa a determinar a linha de ação a ser seguida na busca da mudança;

A Terceira Etapa corresponde do 9o ao 12o. passos. Nesta Etapa, o residente engaja-se em ações específicas para chegar a uma mudança. Tendo o desafio de manter a mudança obtida pela ação anterior e evitar a recaída. A manutenção da mudança exige uma diversidade de habilidades e estratégias diferentes das que foram primeiramente necessárias para a obtenção de mudança. A função terapêutica neste caso consiste em auxiliar a pessoa a dar passos rumo à mudança e auxiliar o residente em identificar e a utilizar estratégias de prevenção de recaída. Este estágio corresponde a reinserção social.

A metodologia do processo de recuperação é fundamentada na trilogia terapêutica Desenvolvimento da Espiritualidade, Autocuidado e Disciplina, cujas atividades contemplem e desenvolvam os aspectos das dimensões humanas: biopsicossocial e espiritual.

Entende-se por atividades da Espiritualidade aquelas que buscam o autoconhecimento e o desenvolvimento interior, a partir da visão holística do ser humano, podendo ser parte do método de recuperação, objetivando o fortalecimento de valores fundamentais para a vida social e pessoal.

Entende-se por autocuidado a atividade consciente e social do homem, visando a transformar o meio em que habita segundo suas próprias necessidades. Através do trabalho, aumenta-se a possibilidade de desenvolvimento da linguagem, a troca e transmissão de experiências adquiridas, a organização social, bem como a transformação e aperfeiçoamento de métodos de trabalho. O trabalho pode ser entendido de duas formas: o trabalho físico e o trabalho emocional/ intelectual. Sob o ponto de vista psicossocial, o trabalho gera o convívio entre os pares, contribuindo para o equilíbrio da dimensão humana afetiva do residente em processo de recuperação no MAREV.

Entende-se por Disciplina o ato de manter uma ordem conveniente ao funcionamento de determinada coisa. É respeitar e seguir as regras estabelecidas. O homem tem a capacidade de observar os comportamentos que lhe agradam e, como resultado, apreender os meios para atingir seus objetivos. Isso facilita a tarefa de disciplinar. A disciplina não deve depender somente de um individuo, mas de cada situação, dos objetivos e dos motivos que levaram ao estabelecimento de determinada norma. O padrão de disciplina deve ser reavaliado de acordo com as diversas situações.

  

Obs.

 •        Em qualquer caso de acolhimento é realizado um comunicado a rede saúde (UBS) e assistência social (CRAS) do município.

 

 ETAPA V - REINSERÇÃO (FASE I) - Nesta fase, o residente esta na terceira etapa do acolhimento, adquirindo no 6º, 7º e 8º meses no processo de recuperação o convívio mais próximo com a sua família e sociedade, sendo sete dias com a família e sociedade e retornando para a entidade permanecendo 21 dias até a próxima saída, a qual tem por finalidade inseri-lo no convívio familiar e social. 

REINSERÇÃO PÓS-ACOLHIMENTO - FASE II - Nesta fase, a equipe de acolhimento tem por finalidade orientar, acompanhar e oferecer apoio ao dependente químico em recuperação e família. Propondo-se promover a manutenção da sobriedade através de grupo de apoio.

 

Imagens

 -

Outros Artigos

Av. Guaiapó 767

Conjunto Requião |

Maringá, PR | CEP: 87047-000

44 | 3026-2300